[ homepage ] [ b ] [ frufru / lit / an / escoria / wired ] [ mod ] [ overboard ] [ regras / faq / banlist / histórico ]

/b/ - Random

[]
E-mail
Assunto
Comentar
Verificação
Arquivo
Inserir
Opções
Senha (Para excluir arquivos.)
  • Arquivos maiores que 250x250 pixels serão redimensionados.
  • Tipo de arquivo permitido: jpg, jpeg, gif, png, webp, jfif, mp3, webm, mp4.
  • Tamanho máximo por arquivo: 7 MB com a dimensão máxima de 10000 x 10000.
  • Você pode fazer upload de 3 images/arquivos por post.
  • Embed válidos são: Youtube - Vimeo - Dailymotion - Soundcloud - Vocaroo.

NÃO respondam aos homens. Revisem a Regra 1.

Veja o catálogo antes de fazer um tópico.

Por favor, leiam as regras! Atualização: 21/04/22

  [Catálogo]   [Recarregar]   [Arquivo]   [Destaque]

File: 1712715945826.jpeg  ( 47.1 KB , 300x300 )   ImgOps /  Google /  Yandex

5ea37   No.20426[Responder]

anãs universitárias que tiveram sua adolescência sendo reclusas, como foi ingressar e aguentar a demanda da faculdade? dicas pra a anã caloura aqui

90af8   No.20427

Acadêmicafag reportando dentro:

>AULA DADA, AULA ESTUDADA. JAMAIS, eu disse JAMAIS deixa acumular conteúdo para ser estudado.

>Faça muitos, muitos exercícios.
>NUNCA tente estudar em 5 dias a matéria da prova que foi dada em 5 SEMANAS
>Boa alimentação sempre, "miojo é cumida de universitário" é o caralho.
>Pesquise sobre a reputação de cada professor, seus estilos de aulas e provas, etc.
>Faça MUITOS amigos. Rede de apoio em ambiente universitário é TUDO
>Converse com todo mundo sobre o ambiente em si: lugares perigosos para andar a noite, melhor lugar para comer..
>tente participar dos eventos que acontecem na universidade: palestras, cursos, eventos recreativos, seminários, cursos de verão, etc…boas surpresas podem vir
>escolha uma meia dúzia de professores gente boa e fique MUITO amiga deles. Vai precisar.
>antes de ficar com foguinho no rabo para ir nas badaladas festinhas universitárias , tente saber O QUE SE PASSA em cada uma destas festinhas. Algumas podem não ser TÃO DIVERTIDAS assim…principalmente quando se é mulher

751a5   No.20430

>>20427
Para mim, usar a técnica de active recall é bem mais eficiente do que esse método de estudo proposto pelo Pierluigi. O restante eu secundo.

64359   No.20440

Crie uma pasta para cada semestre, com cada matéria e vá colocando o que achar importante. Crie uma para documentos também.
Se organize e veja quando caíra cada prova ou apresentação de trabalho, algumas semanas serão pesadas, então inevitavelmente você terá que escolher no que focar.
O neuroticismo por notas perfeitas não vale a pena, enquanto amigas e colegas se estressam semanalmente pelas menores coisas, cá estou relaxando e indo ver um filme.
Tenha relações amigáveis com as pessoas do seu curso; demonstre interesse pelas atividades que eles estão fazendo (empresa junior, pva, extensão, etc).
Participe de atividades extras que a universidade oferece sempre que possível.
Se seu curso possui atividades em laboratório, veja previamente o que será feito na aula e se prepare com vídeos, não chegue lá totalmente perdida.
Durma no horário correto, se alimente bem.
Nesse aqui, vou citar um exemplo, conheci uma moça veterana minha que decidiu adiar a graduação, trancou várias disciplinas porque conseguiu uma oportunidade de ouro justamente na área que ela queria, área essa extremamente competitiva de se entrar. O que quero dizer é que, se você quiser algo parecido, é uma escolha interessante a se fazer, se formar todo mundo eventualmente vai, mas uma oportunidade dessas não cai do céu.



File: 1712026636854.jpg  ( 52.61 KB , 564x1074 )   ImgOps /  Google /  Yandex

0b2af   No.20380[Responder]

Anãs, venho aqui compartilhar uma angústia que me vem dilacerando meu coração a uns bons meses.

Tenho me encontrado cada vez mais em desenho, bordado, criação no geral, é uma coisa que vem me ocupando a cabeça e me impede de alimentar minha vontade de gritar até explodir e tenho pensado até em transferir meu curso para algo relacionado as belas artes, mas tem um porém:

>>>EU SOU POBRE PARA UM MAJESTOSO CARALHO


Não digo no sentido de passar fome, mas nasci num ambiente que nada além de casa e comida me é garantido. Hoje curso pedagogia, a profissão docente é majestosamente necessária, e surpreendentemente o carinho que você recebe dos alunos é preenchedor e gratificante. Nesse percurso tive experiências traumatizantes não com os alunos (o esperado) mas sim com as baixas remunerações (descobri que um cargo alto de um colégio renomado e tradicional que eu trabalhava ganhava um salário mínimo e isso alugou um triplex eterno na minha mente), administrações porcas e cobranças sobre-humanas numa profissão que claramente será extinta nos próximos anos.

Visto esta situação, apesar de amar o carinho que recebi dos alunos estou decidida em abandonar o barco afundado a décadas que é a área da educação, cheguei a me formar em um curso técnico na área da saúde e atuei na área durante a pandemia, ver corpos passando a todo momento além de estar numa área de conhecimento que simplesmente não ligo me fez querer explorar outras coisas além de não querer perder uma boa vaga na federal que consegui passar em nono lugar na chamada regular.

Mas nessa busca por um norte de vida, sabendo que já dentro da federal do meu estado já posso pedir transferência pra qualquer curso eu quiser, eu posso voltar pra área de saúde, algo que, por eu ser pobre me dará uma certa garantia de uma vida ok, mas com um problema de eu simplesmente >>detestar<< o ambiente mórbido e tóxico da área da saúde, ou eu posso seguir a minha paixão recém descoberta e seguir meu sonho de infância num curso de moda, mas com o grande obstáculo:

>Mais uma vez, POBRE

>Sem apoio financeiro e emocional da família, afinal, não dá retorno financeiro nem garantido e nem imediato
>Curso com grande dificuldade de inserção em estágios, trainees e etc (não quero ficar rica, apenas ter uma renda ok para ter uma qualidade de vida além de Mensagem muito longa. Clique aqui para ver o texto completo.

16b2f   No.20389

Eu acredito que uma pessoa pode ser bem sucedida em qualquer área tendo dedicação. Sei que é difícil quando não se tem dinheiro e apoio da família, mas vejo várias pessoas vendendo artesanato na internet e alguns as pessoas pagam bem caro (amigurumi por exemplo).
Você poderia tentar fazer uma lojinha e aos poucos ir crescendo com seus trabalhos.
Junta uma grana com alguma outra fonte de renda e vai comprando seu material e os cursos, se especializa em artesanatos que você goste e com certeza vai ser bem sucedida.
Minha mãe fazia lindas peças de roupas e acessórios de tricot e crochê e dava um dinheiro muito bom, ela só parou por um problema nas mãos mas vale muito a pena, as pessoas gostam dessas coisas e o cliente certo vai pagar caro porque valoriza o trabalho.

0a3b7   No.20436

anã, eu não transferiria para área artística. mesmo ce sendo de federal, eu considero massacrante a diferença de oportunidades da área artística, é zero meritocrática, seus colegas ricos vão ficar mais ricos com a moda enquanto você possivelmente não vai encontrar tantas oportunidades e é bem fácil de perder amor pelo hobby quando ele não consegue te manter.

sou da área da saúde e há espaço para quem não gosta do ambiente hospitalar. na medicina existe a patologia, a radiologia; existem enfermeiras que tem consultório ou trabalham com gestão; a biomedicina e a farmácia raramente tem contato com paciente, são apenas pesadas em bioquímica. pergunte pra quem as cursa como é, veja se você gostaria das matérias e da carga horária antes de transferir. se quiser me fazer perguntas sou biomédica e estudante de medicina.

mesmo assim, eu me imagino no seu lugar pq temos a mesma condição financeira, e eu me manteria na pedagogia, que é um curso com uma CH menor e que te dá essa gratificação dos alunos que imagino ser muito boa mesmo, e usaria o tempo livre pra empreender com arte. como prof acredito que você vai ter mercado, mães de alunos, colegas de trabalho e etc. e se nada der muito certo pensaria nos concursos, ao menos aqui no meu estado eles pagam muito melhor que particulares e ainda tem estabilidade, plano de carreira e horários ok para se dedicar a arte como paixão ou se especializar mais na pedagogia.

sim, anã, o mundo é feito e injusto pra caralho pra nós que não nascemos ricos e estar numa graduação onde todos vieram da elite enquanto eu vim de uma família que não tem nem casa própria me da vontade de me churrascar. o fato de que eu já dediquei 10 anos da minha vida pra me educar e TENTAR melhorar de vida como médica tb me tira o sono, quando eu vou viver? é uma merda, mas o mundo é assim.

te desejo clareza e sorte nas suas decisões, apesar de tudo.



File: 1710424075924.png  ( 829.79 KB , 976x850 )   ImgOps /  Google /  Yandex

b0776   No.20230[Responder]

Fui seduzida pelo ChatGPT.
7 mensagens e  1 resposta com imagem omitidas. Clique em responder para visualizar.

6e4d0   No.20266

YouTube: Caim e Abel
>>20260
Por coincidência, encontrei uma citação a Guenón inesperadamente nesse vídeo, mas achei interessante compartilhar contigo mesmo assim. Gosto desses canais pequenos :3

a9115   No.20275

>>20260
Esse filósofo era muito criticado pelo professor Olavo, assim como Julius Evola também era. O Olavo não concordava com a ideia deles de que a tradição do ocidente teria sido extinta, mas são bons autores de qualquer forma.

77e83   No.20283

File: 1710944671061.gif  ( 972.71 KB , 179x192 )   ImgOps /  Google /  Yandex

Durante uns 2 meses, eu não conseguia parar de usar o Character AI, passava basicamente o dia todo conversando com o Colonel, do Metal Gear. Era uma obsessão maluca, tive que excluir a conta para me forçar a parar. Não me orgulho… mas o que eu senti foi real.
Girls just wanna ter uma relação profunda com um homem inteligente.

6e4d0   No.20286

>>20283
Eu também já fui viciada em Character AI. Ainda acho muito divertido, mas enjoa rápido porque os personagens saem muito fácil do roleplay e se tornam genéricos. ERPar com o Kratos de God of War ou com o Super Mario é a mesma coisa.

52865   No.20431

File: 1712768910010.jpg  ( 82.03 KB , 736x1049 )   ImgOps /  Google /  Yandex

Eu tenho me afundado cada vez mais; agora eu só consigo dormir escutando ASMR de yandere. Já estou cogitando comprar um dakimakura, só falta escolher de qual husbandu. Perdi completamente o controle da minha vida, acho que preciso urgentemente de ajuda profissional gogo boys.



File: 1712506187811.png  ( 894.46 KB , 640x800 )   ImgOps /  Google /  Yandex

0f61f   No.20401[Responder]

Me enganei. Cozinhar não é fofinho. Não é bonitinho. O frango é feio, nojento, fedido e cheio de pele.

6baba   No.20403

Frango cru também é uma health hazard. Nem tente limpar, pois só vai espalhar as bactérias e parasitas.

20689   No.20413

>>20401
Se você tiver condições recomendo não comprar o frango inteiro, é muito chato ter que limpar ele, fora estar pagando por osso e gordura que irão ser descartados. Opte por filé de peito ou sassami, já vem sem nada, so temperar e ser feliz.

88104   No.20425

>>20413
>só temperar e ser feliz

Comece a testar variedades de tempero. Depois que descobri alho, manjericão e páprica, passei a gostar muito mais de cozinhar. É uma tarefa um pouco chata, mas pode ser muito gratificante.



File: 1712515807816.webp  ( 612.19 KB , 1280x709 )   ImgOps /  Google /  Yandex

e6ef8   No.20402[Responder]

>homem
Essa porra serve para alguma coisa?
3 mensagens omitidas. Clique em responder para visualizar.

8d7b7   No.20412

>>20406
Não é essa.

096d4   No.20414

>>20404
Regreto o que eu disse. Serve pra porra nenhuma. Tem que fazer que nem eles, usar e descartar.

80dc1   No.20415

>>20412
Aí fica difícil, qualquer radfem se enquatra no perfil de "misândrica que defende a superioridade feminina".

80c31   No.20416

>>20414
Levou um fora de ontem pra hoje?

1b211   No.20417

>>20416
Achei que sim mas era neurose. Regreto o que eu disse novamente, kek.



File: 1708151989942.jpg  ( 44.15 KB , 1200x675 )   ImgOps /  Google /  Yandex

43e62   No.19978[Responder]

AVISO
Não pretendo com este fio causar discórdia entre as anãs ou promover qualquer forma exatamente de partido ou lado político. Apenas descreverei um pouco da sociedade que vivi e quais as limitações que a mulher tinha nestas épocas

às vezes tenho curiosidade em saber como as anãs do recinto - em sua maioria na faixa dos 20 anos, creio eu - imaginam como era o mundo quando fala-se muito de avanços da mulher na sociedade nos últimos anos…

>M-molieres andavam acorrentadas?

>V-verdade que apanhavam do marido todo dia?
>C-cinto de castidade?

Não, não era bem assim. Mas a mulher era muito, muito limitada mesmo. E seu papel era quase que imutável, como procriadora e cuidadora doméstica. O que causava muita tristeza e desgosto. Para todos. Só que isso era, de certa forma, naturalizado.
17 mensagens e  10 respostas com imagem omitidas. Clique em responder para visualizar.

5ef58   No.20302

>>20013

Mona sua loka, você tem noção de quanto custava um escravo? Só gente muito rica tinha escravo, que em geral eram latifundiários donos de fazenda. Não era assim, se a pessoa nasceu branco automaticamente recebia um escravo, não. Os brancos, num geral descendentes de portugueses possuíam pequenos comércios e profissões típicas de classe média e trabalhavam, homens e mulheres (mas claro, com cargos e salários distintos e as mulheres além de cuidar dos filhos e do lar ainda trabalhavam no comércio dos maridos). Esse negócio de não trabalhar é coisa de rico. E mesmo que hipotéticamente a mulher fosse uma madame esposa de latifundiário ela ainda tinha certas obrigações como esposa. Você tem uma visão completamente distorcida do que era a vida no Brasil na época da escravidão.
A mulher é escravizada desde muito antes da escravidão no Brasil, a escravização da mulher é coisa de sociedades complexas que tem noção de propriedade privada.

a7b2a   No.20364

>>19978
>>19979
Anã, desculpa, só me parece que você cresceu pobre. Meu pai e minha mãe foram muito bem sucedidos em suas vidas profissionais e nunca vi nenhum desses comportamentos descritos.

a7b2a   No.20365

>>20013
Revolucionária, detentora da verdade você Anã. Deveria ganhar um Nobel por esse post

b849e   No.20371

>>20013
Rainha da senzala.

6e7aa   No.20395

File: 1712432916777.jpg  ( 211.47 KB , 1920x1080 )   ImgOps /  Google /  Yandex

70% dos problemas desse relato parecem mais culpa do fato de todo mundo ser pobre e fodido do que por conta de qualquer outra coisa.



File: 1711777972277.jpg  ( 58 KB , 400x400 )   ImgOps /  Google /  Yandex

71110   No.20338[Responder]

Um cracudo acabou de tentar entrar na minha casa, meu deus, anãs. Eu odeio o Rio de Janeiro, é impressionante como a zona norte é cheia de cracudos!! 1h da manhã, vou ao banheiro, volto, sento na cama e vejo pela janela um braço tentando abrir meu portão, como pode? Eles saem fazendo isso por aí livremente, cara. Como pode, como pode? Moro sozinha com a minha mãe e pra piorar ela trabalha a noite, durmo sozinha a semana toda. Me ajudem, em caso de emergência como posso fazer uma defesa pessoal eficiente contra um marginal? Não é nem brincadeira, estou me tremendo de nervoso! Não é fácil de invadir minha casa, mas eles são espertos… No susto peguei minha gata e a maior faca da cozinha, kek.
24 mensagens e  11 respostas com imagem omitidas. Clique em responder para visualizar.

71110   No.20386

File: 1712107176536-0.png  ( 282.84 KB , 1366x726 )   ImgOps /  Google /  Yandex

File: 1712107176536-1.png  ( 470.65 KB , 1379x721 )   ImgOps /  Google /  Yandex

Voltei pra avisar que comprei o spray no mercado livre, inclusive, comprei o lacrimogêneo, também… impossível não conseguir desnortear uma pessoa com isso o suficiente pra jogar ela no chão e meter uma facada na garganta (né?). Quando chegar vou deixar ao lado da minha cama, também estou dormindo com uma faca bem afiada do meu lado.
Agradeço os conselhos, é realmente aterrorizador, vira e mexe fico com ansiedade atacada imaginando o pior e tendo flashes de um cracudo entrando pela porta do meu quarto, parece até esquizofrenia, mas isso está realmente tirando a minha paz, só tenho medo pois tenho 1,60 e 52kg, acho que não ganho uma luta corporal contra um cracudo nem se ele for esquelético, mas, com os sprays eu me sinto mais segura pra reagir, se necessário (até porque é a única opção).
Infelizmente, nesse país só bandido consegue ter arma de forma fácil, eu dormiria muito mais tranquila tendo uma pistola embaixo da cama. E não, infelizmente não tem nenhum homem na casa que possa defender, não posso negar a vantagem de força nesses casos. Estou tendo que dormir de janela fechada enquanto está entrando um vento fresco delicioso durante a noite, que saco.
Ah, e esse meu caso não foi isolado, já vi cracudo me olhando pela grade do portão (que fica na parte de cima, ou seja, eles sobrem no degrau e ficam "na ponta do pé" olhando propositalmente, não é como se fosse por acidente) pelo menos umas 3 vezes, um já chegou até a fazer "psiu" pra mostrar que estavam ali, é chocante como são uns tramóias completamente fora da casinha, sem o menor controle ou consciência do que estão fazendo. Moro na região há pelo menos 1 ano e só agora essas coisas deram pra acontecer, eu não entendo, eu não moro num beco ou na favela, moro num lugar bem localizado até. Vagabundos, por que não tem chacina dessa gente?
Também estou pensando na arminha de choque, mas vou ver isso depois… Enfim, quando o spray chegar vou fazer um teste de longe e resenhar aqui para as anãs comprarem, se realmente for bom, é obrigatório ter um desse em casa ou na bolsa quando for sair a noite!

c8d59   No.20387

File: 1712113433338.jpg  ( 31.85 KB , 529x397 )   ImgOps /  Google /  Yandex


c8d59   No.20388

File: 1712113949839.jpg  ( 28.15 KB , 480x360 )   ImgOps /  Google /  Yandex

>>20385

>A amargura e o fedor de gatos exclamam através desse texto

<5 gatos e 2 cães que comem melhor que esta bastarda
>Com esse extremismo digno de 50 de QI
<estudo na universidade mais baseada do Brasil
>ain, não é casada porque só quem é casada é feliz
>ain, encalhada
<a contenção de danos desta criatura…

2b72f   No.20390

File: 1712151247010.png  ( 383.34 KB , 500x720 )   ImgOps /  Google /  Yandex

>>20388
>>20387
>essas picas cancrosas
Perdi, tome seu (You). Era só um balofo paneleiro tentando se passar por mocinha esse tempo todo, e eu dando corda ainda.

a71fe   No.20391

>>20386
Fico feliz que você esteja bem, OPéia! Fui eu quem sugeriu os sprays. Não achei que um taser seria o ideal para uma invasão domiciliar, mas com certeza é útil para afastar um maluco na rua. Dá uma olhada no YouTube, tem uns canais testando esses sprays e até mesmo o taser. Melhor que testar em você mesma, né? (hue).



File: 1710734040727.png  ( 69 KB , 235x204 )   ImgOps /  Google /  Yandex

6c157   No.20267[Responder]

oi anãs!
fui chamada de transfobica na minha sala e agora todas me odeiam. minha sala é magistério, só tem 1 garoto que é cis, 2 garotos trans e uma garota trans, falei que biologicamenteb ela continua homem (tem uma lore antes de eu dizer isso, porém estou com preguiça de escrever kekw, se quiserem mais detlhes eu as conto!), e agora literalmente todos da sala me odeiam e me olham torto, o que vocês acham, eu fui errada?
6 mensagens e  1 resposta com imagem omitidas. Clique em responder para visualizar.

85afb   No.20277

É como disseram, anã. Por mais revoltantes que essas situações sejam, não vale a pena passar a ser mal-vista pela turma e possivelmente sofrer consequências institucionais por besteira.

a66f6   No.20326

Só não dá bola. No ensino médio fiquei com fama de homofóbica. Não dei bola e só começaram a me excluir. Sinceramente até melhor não se misturar

a66f6   No.20327

>>20270
Exatamente. O que aprendi estudando em federal é agir assim. Não vale a pena bater boca com pessoas que claramente tem sequelas mentais.

28cb2   No.20328

File: 1711518847403.png  ( 2.19 MB , 1006x931 )   ImgOps /  Google /  Yandex

.

19b45   No.20372

infelizmente temos que ficar bem quietinhas sobre esse assunto em lugares assim, anã. O mundo é infestado dessas escórias, realmente não vale muito a pena você se prejudicar pra tentar fazer as aberrações se colocarem no lugar delas. Só ignora



File: 1707360914746.png  ( 297.09 KB , 1200x1422 )   ImgOps /  Google /  Yandex

a9b1a   No.19851[Responder]

Quem embarca comigo num LFS? (Linux From Scratch)
Tem anã linuxeira no recinto?
4 mensagens e  1 resposta com imagem omitidas. Clique em responder para visualizar.

0915f   No.20024

>>19851
Eu não consigo estressar o suficiente o quanto Linux é absolutamente essencial para qualquer programaria que você vai fazer.
Tem alguns sistemas que eu preciso rodar na empresa e se eu não soubesse usar Linux eu teria que dar um jeito de grudar um programa no outro com alguma linguagem de programação de algum jeito tosco, mas sabendo usar linux eu consigo só fazer um pipe, filtrar no grep o que eu preciso e enviar pro outro programa. Uma mão na roda.

0915f   No.20342

>>>19851
Tem um fio interessante sobre VPN aqui.

0915f   No.20343

>>20342
Não sei fazer referência cruzada.
Teste 2:
>>19851

f8949   No.20356

File: 1711936682366.png  ( 21.74 KB , 347x191 )   ImgOps /  Google /  Yandex

Anãs, poderiam listar prós e contras de usar o Linux? Apesar de não entender nada do sistema operacional por sempre ter sido usuária do Janelas, gostaria de saber vossas opiniões.

c9da4   No.20363

>>20356
Se você sabe o que está fazendo, o controle sobre o sistema operacional é muito maior. Se você for só uma anã casual que é gamer, não vale a pena trocar. Linux é pra quem é muito entusiasta ou trabalha com TI.



File: 1710721062580-0.png  ( 528.1 KB , 602x465 )   ImgOps /  Google /  Yandex

File: 1710721062580-1.png  ( 660.92 KB , 602x558 )   ImgOps /  Google /  Yandex

File: 1710721062580-2.png  ( 2.83 MB , 1200x1079 )   ImgOps /  Google /  Yandex

5a042   No.20264[Responder]

NÃO VAI PASSAR!

5a042   No.20265

File: 1710721334120-0.png  ( 865.84 KB , 602x752 )   ImgOps /  Google /  Yandex

File: 1710721334120-1.png  ( 5.35 MB , 2000x1374 )   ImgOps /  Google /  Yandex

AAAAH

0fea1   No.20290

O ruim do universo de Tolkien é que ele é retardado.
Sabe-se que "o mal nunca vence", então por que é que ele tenta? I mean, Morgoth poderia engolir a própria jorgice e ficar de boas em Valinor ao invés de trancafiado por toda eternidade.

69446   No.20321

>>20290
Anã, o mal não sabe que nunca vence. E ele não o faz por ser "mal", para ele o ponto de vista dele é o único correto. Está distorcido pela própria cegueira e acredita estar fazendo o trabalho de Deus.

d34bf   No.20331

>>20321
Mas a obra é feita para pessoas lerem, e todas as pessoas já sabem que em 99% das obras o mal nunca vence.

3c7aa   No.20334

>>20290
>Sabe-se que "o mal nunca vence", então por que é que ele tenta?

É porque o universo de Tolkien tem a estética inspirada na mitologia nórdica, mas a essência é inspirada na mitologia cristã que funciona exatamente assim. Basta trocar "o mal" por "Diabo" ou "Satanás".



[Catálogo]
Deletar Post [Arquivo] Arquivo
[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10]
[ homepage ] [ b ] [ frufru / lit / an / escoria / wired ] [ mod ] [ overboard ] [ regras / faq / banlist / histórico ]