8ba85
No.13932
Uma coisa que eu aprendi quando comecei a ler livros, foi que você ainda pode falar bem mesmo que seu vocabulário não seja extenso. Gírias e erros de concordância são duas coisas que mais irá "sujar" sua fala.
Faça exercícios de dicção (eu fazia o da rolha na boca e trava-línguas) e leia. Não comece lendo os clássicos, leia livros rápidos e fáceis, um livro que me fez gostar de leitura foi o "Perdão, Leonard Peacock".
c8ce0
No.14003
Ajuda muito conviver com pessoas que falem e escrevam corretamente. Idiotas que trocam -am por -ão na hora de escrever (tipo "amanhã eles faram" ou "confirão a novidade") só puxam você para baixo em termos de linguajar. Leia bastante e pratique bastante. Fazer vídeos de você falando e postar em um canal do VocêTubo, mesmo que ninguém veja, também pode ajudá-la um pouco nisso. Ao ver os vídeos, você perceberá pontos em que pode melhorar, e a "pressão" de saber que alguém pode ver o vídeo (ainda que 2 ou 3 pessoas) funciona como incentivo extra para melhorar.
5b430
No.14036
Eu me considero uma pessoa de ótima comunicação e consegui isso com a soma de duas coisas: muita leitura e convívio social (com pessoas que também sabem se comunicar)
e5bbb
No.14082
Coisas que me ajudam: exercícios de dicção, livros de filosofia voltados à arte da oratória e ao estudo da linguagem, estudar gramática e assistir ao conteúdo de pessoas que falem bem - a Fernanda Concon, por exemplo, tem uma dicção maravilhosa. É muito bom para tentar imitar. Recomendo, também, evitar o uso do corretor automático no celular, pois dessa forma você se acostuma a escrever bem e consequentemente falará melhor.
Boa sorte!
3330a
No.14448
é só você se acostumar a ler. Procure livros em que você se sinta atraída pela história/tema.
Pode ser tanto quanto áudio livro, digital ou físico.