[ homepage ] [ b ] [ frufru / lit / an / escoria / wired ] [ mod ] [ overboard ] [ regras / faq / banlist / histórico ]

/b/ - Random

E-mail
Assunto
Comentar
Arquivo
Inserir
Opções
Senha(Para excluir arquivos.)
  • Arquivos maiores que 250x200 pixels serão redimensionados.
  • Tipo de arquivo permitido: jpg, jpeg, gif, png, webp, jfif, mp3, webm, mp4.
  • Tamanho máximo por arquivo: 7 MB with maximum dimension of 10000 x 10000.
  • Você pode fazer upload de 3 images/arquivos por post.
  • Valid embeds are: Youtube - Vimeo - Dailymotion - Soundcloud - Vocaroo - Bitchute.
  • There are 7 posters in this thread.

NÃO respondam aos homens. Revisem a Regra 1

  [Catálogo]   [Voltar]   [Arquivo]   [Destaque]

File: 1682295131021.png (67.09 KB, 480x246) ImgOps / Google / Yandex

ed81f No.16290

Anãs, há pessoas que realmente nasceram para sofrer? Há pessoas que realmente serão pobres para sempre mesmo se elas trabalharem arduamente? Meritocracia existe? Um pobre será eternamente pobre?

36af3 No.16292


Não.

ad3d2 No.16294

Depende.

46e9c No.16297

Não.

c4916 No.16315

Não. Mas é claro que existem uns que conseguem as coisas de forma mais fácil que outros, basta achar em que você é boa e focar nisso, ser positiva, etc. Eu estive na merda e dei a volta por cima, mas eu sinto que tive muita sorte também.

36d1a No.16326

File: 1682471497764.jpg (77.31 KB, 640x646) ImgOps / Google / Yandex

>Há pessoas que realmente serão pobres para sempre mesmo se elas trabalharem arduamente?

Trabalho árduo não é o fator que faz diferença para sair da pobreza ou não. Existem pessoas que trabalham arduamente apenas para sustentar a família, passam a vida toda trabalhando e se tiverem sorte conseguem no máximo curtir uma boa, ainda que modesta, aposentadoria; alguns nem isso. E existem pessoas que enriquecem rapidamente porque fizeram a coisa certa na hora e lugar certos, algumas por sorte, algumas por esperteza, algumas porque receberam algum tipo de ajuda.

>Meritocracia existe?


Em pequenas escalas e sistemas controlados, até pode existir. Mas da forma superficial como se usa essa palavra hoje em dia, não. A menos que você ache que sorte é mérito, QI (quem indica) é mérito, desonestidade e/ou falta de escrúpulos sejam mérito e herança familiar seja mérito, porque todas essas coisas podem influenciar ou até determinar o grau de sucesso que uma pessoa terá na vida.

Também existe o chamado "fator geracional", muita gente fala em meritocracia porque acredita no mito do bisavô e da bisavó que chegaram da Europa "só com a roupa do corpo" e que construíram um grande patrimônio "só com trabalho duro", coisa que uma rápida pesquisa histórica desmente fácil.

>Um pobre será eternamente pobre?


A grande maioria dos pobres não fazem nem idéia de como poderiam sair da pobreza, de como aproveitar de forma eficaz uma oportunidade que aparecer. Falta educação financeira básica, faltam oportunidades, faltam os contatos e ajudas que os ricos têm de sobra. Para muitos falta até mesmo desenvolvimento cognitivo, a falta de nutrição adequada na primeira infância deixa seqüelas irreversíveis. Tem pobre que não conseguiria ascender socialmente mesmo se ganhasse o prêmio da mega-sena.

Então a grande maioria sim, será eternamente pobre, e muitas vezes seus filhos e filhas, e netos e netas, também terão grande probabilidade de serem eternamente pobres, ainda que trabalhando arduamente. Mas não espalhe isso por aí, a roda da economia precisa continuar girando.

c5655 No.16334

O mundo não começa quando você nasce, desigualdade é natural. É óbvio que o que seus pais passarem pra você vai pesar no seu futuro. E nisso não entra só dinheiro: alguém que cresceu em uma família estrturada, que cobrou e incentivou pra que a filha estudasse, por exemplo, certamente terá uma vantagem em relação a alguém na mesma situação financeira, mas que foi criada ao léu.

Isso não é motivo pra não se esforçar e chorar pra que te deem tudo.



[Catálogo] [Voltar][Enviar uma resposta]

Deletar Post [ ]
[ homepage ] [ b ] [ frufru / lit / an / escoria / wired ] [ mod ] [ overboard ] [ regras / faq / banlist / histórico ]