36af3
No.16292
Não.
ad3d2
No.16294
Depende.
46e9c
No.16297
Não.
c4916
No.16315
Não. Mas é claro que existem uns que conseguem as coisas de forma mais fácil que outros, basta achar em que você é boa e focar nisso, ser positiva, etc. Eu estive na merda e dei a volta por cima, mas eu sinto que tive muita sorte também.
36d1a
No.16326
>Há pessoas que realmente serão pobres para sempre mesmo se elas trabalharem arduamente?
Trabalho árduo não é o fator que faz diferença para sair da pobreza ou não. Existem pessoas que trabalham arduamente apenas para sustentar a família, passam a vida toda trabalhando e se tiverem sorte conseguem no máximo curtir uma boa, ainda que modesta, aposentadoria; alguns nem isso. E existem pessoas que enriquecem rapidamente porque fizeram a coisa certa na hora e lugar certos, algumas por sorte, algumas por esperteza, algumas porque receberam algum tipo de ajuda.
>Meritocracia existe?
Em pequenas escalas e sistemas controlados, até pode existir. Mas da forma superficial como se usa essa palavra hoje em dia, não. A menos que você ache que sorte é mérito, QI (quem indica) é mérito, desonestidade e/ou falta de escrúpulos sejam mérito e herança familiar seja mérito, porque todas essas coisas podem influenciar ou até determinar o grau de sucesso que uma pessoa terá na vida.
Também existe o chamado "fator geracional", muita gente fala em meritocracia porque acredita no mito do bisavô e da bisavó que chegaram da Europa "só com a roupa do corpo" e que construíram um grande patrimônio "só com trabalho duro", coisa que uma rápida pesquisa histórica desmente fácil.
>Um pobre será eternamente pobre?
A grande maioria dos pobres não fazem nem idéia de como poderiam sair da pobreza, de como aproveitar de forma eficaz uma oportunidade que aparecer. Falta educação financeira básica, faltam oportunidades, faltam os contatos e ajudas que os ricos têm de sobra. Para muitos falta até mesmo desenvolvimento cognitivo, a falta de nutrição adequada na primeira infância deixa seqüelas irreversíveis. Tem pobre que não conseguiria ascender socialmente mesmo se ganhasse o prêmio da mega-sena.
Então a grande maioria sim, será eternamente pobre, e muitas vezes seus filhos e filhas, e netos e netas, também terão grande probabilidade de serem eternamente pobres, ainda que trabalhando arduamente. Mas não espalhe isso por aí, a roda da economia precisa continuar girando.
c5655
No.16334
O mundo não começa quando você nasce, desigualdade é natural. É óbvio que o que seus pais passarem pra você vai pesar no seu futuro. E nisso não entra só dinheiro: alguém que cresceu em uma família estrturada, que cobrou e incentivou pra que a filha estudasse, por exemplo, certamente terá uma vantagem em relação a alguém na mesma situação financeira, mas que foi criada ao léu.
Isso não é motivo pra não se esforçar e chorar pra que te deem tudo.