>>22540Poxa, reparei agora que você pediu especificamente sobre o olhar da psicanálise. Acho que me perdi um pouco quando você mencionou "sexualidade simbólica" e acabei indo para a linha da psicologia analítica para explicar a simbologia da vagina.
Então… Se você conversar com um amante de Freud, é bem provável que ele fale apenas sobre a visão que o próprio Freud tinha sobre a mulher, que é esse pensamento arcaico que você mencionou. Tenho quase certeza de que, na psicanálise mais "raiz", ainda se aborda a ideia de que a mulher é eternamente recalcada pela realidade de nunca poder ter um pau.
E, ainda dentro dos meus "achismos" de quase certeza, acredito que aqueles que desenvolveram mais o que Freud criou, como Lacan, se desapegaram um pouco desse falocentrismo original e outras controversas. A maioria dos profissionais que vejo no mercado hoje em dia não se limitam apenas à psicanálise; agora, muitos adotam um humanismo, um pouco de TCC, e outras abordagens que tornam a psicologia mais adequada para os tempos de hoje.