anãs, queria a opinião das graduandas: esse ano, comecei o curso bacharelado de ciência da computação após ter passado 3 anos sem estudar, não estou na faculdade dos sonhos, mas sempre foi minha vontade ser cientista, e por gostar bastante da área de tecnologia e ter liberdade de trabalhar remotamente no futuro, não me vejo em outro. é um curso puramente matemático, a grade terá cálculo I, II e III e terei muitas outras matérias de ciências exatas/naturais. o único problema é que durante a escola minha base matemática não foi lá das melhores, estudei 2 anos em ensino à distância no e.m., e no fundamental faltava muito após a morte da minha mãe, acabei me embananando. já tem sido difícil pra mim no 1° semestre porque pelo menos 90% das matérias envolvem cálculo, direta ou indiretamente. por mais que eu volte a estudar matemática do zero, até o final do semestre eu provavelmente não conseguirei acompanhar as outras matérias, já me sai mal em algumas avaliações e corro risco de enfrentar recuperação em pelo menos duas delas.
faço 22 anos este ano e já deveria estar formada. estou com o emocional um caco, me comparo o tempo inteiro com outros alunos que acabaram de sair do ensino médio e tem rendimentos melhores. lógico, não tiro a minha responsabilidade, porque entendo que deveria ter me esforçado mais nos meus anos sabáticos.
a questão é: vocês acham que eu deveria trancar agora e me dedicar a estudar exatas pagando um professor particular, e voltar assim que me sentir mais segura ou enfrentar as recuperações com chance de não passar e empacar nas matérias do curso? (p.s: pras duas opções pretendo estudar com um auxílio de um profissional)
>>7306Experiência própria, se você está em busca de Cálculo e Exatas, talvez não seja o curso ideal pra você. Isso fica mais nas disciplinas iniciais da grade, depois foca muito mais em tecnologia e assuntos diversos, a matemática se torna mais superficial e aplicada, não o foco em si. Se você pretende manter o curso de Computação, já aceite que não irá formar regular, isso é extremamente raro. Apenas dê seu melhor, faça tudo com a mente leve e estude/trabalhe por fora. Se quiser dinheiro, vai ter que ir pro mercado de trabalho e botar a mão na massa. Se quiser o "glamour" do lado científico, vai ter que ter ainda mais paciência e fazer uma porrada de projetos, extensões, artigos, etc… Estou praticamente no final do curso e já vi pessoas desistindo por muito menos e outras indo até o fim sem nem gostar do curso… Tudo depende do seu objetivo e da sua resiliência.
pra cálculo você só precisa estudar funções, principalmente as trigonométricas. de resto, estude conforme for necessário
also, hoje em dia os professores sabem que os zoomers são burros e preguiçosos que nem você, então costumam dar um mês de pré-cálculo antes de entrarem em cálculo de fato
Muda para Analise e Desenvolvimento de Sistemas.
>>7307 obrigada pelo conselho, anã! que você prospere muito. digo que entre os cursos de tecnologia da informação (tirando engenharia), ciência da computação é o que mais possui cálculo, mas não busco cálculo e exatas. gosto bastante da área e me interessei por ser um curso mais amplo e teórico que os outros.
Se acalme um pouco. Para muitos cálculo 1 é um grande baque nos cursos de exatas, mas acredito que se você estudar com foco, prosperará. Pegue o livro do Stewart e leia o capítulo de pré-calculo (você pode também ler o fundamentos de matemática elementar vol. 1), faça muitos exercícios, veja vídeo-aulas (calculo 1 tem uma tonelada de vídeo-aulas no YT!). Mesmo se você reprovar, ainda sim estará em melhores condições no futuro. Resista! Faculdade de fato não é algo fácil.