348af
No.95
notas do subsolo
a Insustentável Leveza do Ser
97313
No.96
Ignora a resposta acima e leia “O mundo de Sofia”, a história é interessante, eu achei bem divertida. Acho que você simplesmente deveria ler, é uma introdução à filosofia. Esse livro tem mais de 500 páginas, mas é suave. Aliás, Sofia é um nome lindo.
f5b38
No.97
Eu comecei pela crítica da razão pura. Procure por livros que seja de edição comentada.
8ef33
No.98
ética a nicomaco
a0fa2
No.102
Anã cursando filosofia reportando dentro!
Pegar livros comentados ajuda muito, mas evite Kant, Hegel, Espinosa e tantos outros agora que está começando. Leia os diálogos platônicos/socráticos, principalmente as edições da coleção Os Pensadores, da Abril. Sei que parece chato se enrolar demais, mas recomendo livros de introdução, principalmente as obras da Marilena Chaui.Filosofia pode ser bem complicado, então pegar obras densas no começo vão te confundir ou, muito pior, te levar à conclusões equivocadas.
Espero ter ajudado!
2ecad
No.110
>>109
Poderia elaborar?
e399f
No.191
Olá, anãzinha. Caso queira entender noções filosóficas e afins, eu aconselho o livro Curso de Filosofia, do Regis Jolivet. É um compêndio de ordem pedagógica e linguagem acessível. Outro conselho, ananzóca, é que leia, inicialmente, os filósofos gregos, pois não se deve construir uma 🏠 começando pelo telhado. Há etapas que devem ser respeitadas para adquirir êxito. Evite iniciar pelos filósofos mais modernos, como Kant, caso contrário, você vai entender de maneira muito superficial, confusa e sincrética. Organize as ideias em ordem cronológica. Eu comecei lendo A República. 🎷
26570
No.192
Leia "Sobre a Brevidade da Vida". Curso Filosofia, sei do que estou falando.
2735d
No.246
A fim de constituir uma base filosófica respeitável, são necessários apenas dois livros. O primeiro chama-se História da Filosofia, de Giovanni Reale e Dário Antiseri; este livro te dará sínteses completas de cada um dos filósofos antigos, desde os pré-socráticos até a filosofia escolástica do medievo. Passará por Aristóteles, Platão, Sócrates, Tomás de Aquino e assim por diante. É importante, no entanto, ter contato com os autores propriamente ditos, então na tentativa de não se prender às sínteses do livro supracitado, leia um outro ao mesmo tempo: Os Pensadores Pré-Socráticos. Este segundo livro te coloca em contato com absolutamente todos os fragmentos (textos originais) dos autores pré-socráticos, que são a base da filosofia; há, ao mesmo tempo em que o livro armazena cronologicamente os excertos em questão, doxografias de Nietzsche e Hegel em relação aos filósofos. Lendo só os dois livros, você chegará ao nível de "especialista" em filosofia, te garanto - e verá, também, que pouquíssima gente sabe do que está falando quando se reporta ao tema.
9db8d
No.247
>>96Eu acho péssimo.
O gaarder faz uma historieta bem lenga-lenga onde é extremamente crítico e condescendente com os personagens "que não são filósofos como eles" e afins.
Acho fraco e até brega; além de talvez deixar alguém com um senso indevido de superioridade.
3214c
No.248
Breve história da filosofia, bom livro.